quarta-feira, 26 de setembro de 2012

LIMÃO, UM SANTO REMÉDIO

"Os antigos shastras indianos, conhecidos por sua sabedoria milenar, diziam que quem consome limão diariamente não fica doente, pois este é o fruto mais perfeito e terapêutico da natureza. Saiba como aproveitá-lo ao máximo para prevenir e tratar diversos tipos de enfermidades. Limonada, caipirinha, sorvete, torta, mousse...

A culinária brasileira está farta de comidas e b
ebidas preparadas com limão. Seu sabor azedinho e seu aroma cítrico combinam muito bem com nosso clima tropical, pois conferem refrescância às receitas elaboradas com este ingrediente especial. Mas o que pouca gente sabe é que as propriedades do limão vão muito além de sua capacidade de agradar ao olfato e ao paladar.

Rico em vitamina C, ele tem ainda d-limoneno, um princípio ativo existente em sua casca com o poder de reduzir a ansiedade, combater a depressão, dissolver cálculos renais, desentupir artérias e prevenir o câncer. Estudos comprovam também que o fruto ajuda a emagrecer, a baixar o colesterol, a desintoxicar e alcalinizar o sangue e a ativar o sistema imunológico. A parte branca presente em sua entrecasca é abundante em pectina, uma fibra excelente para a saúde. E mais: é capaz de quebrar cadeias protéicas, tornando os alimentos pesados mais fáceis de digerir.

Como quase todos os frutos cítricos, o limão teve sua origem na Ásia. Foi trazido ao Brasil pelos conquistadores portugueses e é muito fácil de ser encontrado de norte a sul do país, em qualquer estação do ano. E, o melhor: é barato! "Nenhuma fruta tem valor medicinal igual ao do limão", afirma a química Conceição Trucom, autora do livro O poder de cura do limão, Ed. Alaúde. "Seu consumo diário e regular é profilático e um verdadeiro elixir da longa vida", complementa a pesquisadora.

Você já deve ter ouvido essa frase: o limão é muito ácido, por isso não é bom para o estômago. Mentira! Nossa qualidade de vida física, mental e emocional depende, entre tantos fatores, do pH do sangue, que deve ser mantido entre 7,36 e 7,42. Qualquer diminuição nessa faixa vai se refletir na acidificação do organismo, gerando desvitalização geral, envelhecimento precoce, estresse, mau humor e propensão a todo tipo de enfermidades. Os principais vilões dessa história são as comidas industrializadas e refinadas, o consumo excessivo de carnes, congelados e ingredientes muito cozidos, todos agentes poderosos de acidificação. Já as frutas frescas, legumes e hortaliças, quando ingeridas principalmente cruas, fazem exatamente o contrário: alcalinizam, equilibrando o metabolismo dos órgãos que passam a expelir resíduos tóxicos mais facilmente. Dentre todos esses alimentos, no entanto, o limão pode ser considerado o campeão.

Seu potencial de alcalinizar o sangue humano acontece imediatamente após a ingestão. Apesar do sabor azedo, ele já chega ao estômago harmonizando qualquer disfunção. Seu ácido cítrico transforma-se em citrato de sódio - sal alcalino - capaz de neutralizar a acidez. Resultado: um sangue mais saudável que pode prevenir acidentes cardiovasculares, fortalecer o sistema imunológico, proteger contra o câncer, trazendo bom humor, mente clara e dando adeus ao estresse."  Dr Nilton Kawahara

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Aromaterapia - Limão, o bálsamo da Aromaterapia se alia aos poderes da Mãe da Aromaterapia a Lavanda para cuidar do fígado e da nossa visão.

Limão - um aliado do fígado e da visão

"O limão é considerado pela milenar medicina hindu Ayurvédica (a mais antiga do planeta), como "o alimento mais fantástico da humanidade!"

Curiosamente, o limão é a fruta que mais depende da fotossíntese para sua perfeita maturação e fartura em suco. Portanto, o limão é, de todas as frutas e alimentos de origem vegetal, o maior reservatório de energia solar. Luz e Prana (energia cósmica) concentrados nesta fruta tão popular, acessível a todos, principalmente nós brasileiros, que vivemos num país tropical, ensolarado. E, para quem vive em países mais frios (carentes de sol), o limão é “o reservatório” de luz mais fácil de acessar.

No simples ato de ingerir o suco fresco de um limão acontece algo como colocar um “quantum” de sol dentro de nós, iluminando o nosso interno: cada célula, cada sombra, cada impureza.

Assim sendo, o limão tem motivos de sobra para ser o primeiro na lista dos alimentos que favorecem a vida: o bom-humor, o bom astral, a lucidez, a clareza, a verdade (ilumina tudo), a vitalidade, a fecundidade (de idéias, de visões, de gestação ...) e a memória. "

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Ômega 3 - Utilizado há várias décadas no Japão

Comprovado que a Doença de Alzheimer pode ser combatida com o Ômega 3

O ômega 3 tem demonstrado ser um ótimo aliado no combate a doença de Alzheimer, reduzindo significamente os níveis de citocinas inflamatórias circulante no sangue, o que sugere que a inflamação do tecído cerebral pode ser atenuada. Estudos demonstraram que a suplementação oral com DHA,  sugerem que pode aumentar a formação de novas sinapses e suas ramificações , melhorando desse modo a função cognitiva.
Então, melhor usar todos os dias de preferência 900 mg por dia. Analisei e cheguei a conclusão que o melhor produto para mim e o mais confiável é o herbalifeline Ômega 3 da empresa herbalife.

Caso queiram comprar, liguem ou enviem um email para:
nutrimania@yahoo.com.br    ou tel:  (17) 8116-2058

Visite também o site sobre artes marciais orientais:
link: artesmarciaisbarretos.blogspot.com.br





quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Desintoxicando o fígado

Desintoxicação do Fígado

Uma colher de sopa de carqueja com uma de bardana, para ½ litro com água. Chá por infusão
Tomar uma xícara três vezes ao dia.

Alimentos a serem evitados por dois ou três meses:
-Leite integral A ou B, queijos amarelos, requeijão;
-Vitaminas com leite e açúcar;
-Carnes gordas, linguiça, paio, salsicha, pele de aves, galinha cozida, carne de porco, banha de porco ou qualquer gordura animal, pato, ganso, costeleta, mocotó, caldo de carne, miúdos (fígado, rim, coração, moela);
-Chocolate, doces que contenham banha, biscoitos amanteigados, torta, pastéis, doces folhados, pizzas;
-Sorvetes, mousses, bolos, manteiga, maionese;
-Atum, salmão, sardinha, enlatados;
-Cremes de leite e leite condensado;
-Mortadela, presunto, salame, copa, lombinho;
-Molhos picantes;
-Frutas oleaginosas, como nozes, castanhas, amêndoas, amendoin;
-Cigarro e bebidas alcoólicas;
-Sopas prontas;
-Frituras, gratinados, preparações sauté.

Visite também o site sobre artes marciais orientais:
link: artesmarciaisbarretos.blogspot.com.br

segunda-feira, 3 de setembro de 2012


Para que serve o Ginseng?

O Ginseng serve para diminuir o estresse, o cansaço, melhorar a qualidade de vida e proporcionar a longevidade. Confira outros benefícios, como tomar e as indicações e contraindicações do ginseng.

Os benefícios do ginseng para a saúde podem envolver:

Melhora a circulação sanguínea ( ginsegn coreano);
Tem efeito calmante ( ginseng americano);
Previne a gripe, principalmente em idosos;
É estimulante sexual;
Previne o câncer;
Apresenta benefícios no tratamento da impotência;
Diminui o stress e o cansaço;
Promove o Bem-estar;
Melhora a memória;
Diminui o cortisol em pacientes com diabetes;
Ajuda a reduzir a pressão arterial.


Contra indicações do ginseng

O uso do ginseng é contra-indicado para indivíduos com infecções renais e para mulheres grávidas ou durante a amamentação.
Efeitos colaterais do ginseng

Quando consumido em excesso o ginseng pode gerar os seguintes efetos colaterais: diarréia, insônia e o aumento da pressão arterial.

Todas as informações dicas e sugestões contidas neste post têm caráter meramente informativo. Elas não substituem um aconselhamento e o acompanhamento de médicos e profissionais nutricionistas e farmacêuticos.

domingo, 2 de setembro de 2012

O poder da SALSA


Dica da semana:
Para desitoxicação pulmonar e pessoas com defesas imonológicas baixas, apresentamos uma erva chamada SALSA.
Funções terapêuticas da SALSA:
-Falta de apetite;
-Asma;
-Promove o enriquecimento da pele;
-Cistite;
-Anemia;
-Distúrbios da bexiga;
-Problemas pulmonares;
-Olhos;
-Cólicas de rins;
-Sardas; (macerar e passar antes de dormir, lavar bem ao acordar)
-Distúrbios menstruais;
-Manchas na pele; (macerar e passar antes de dormir, lavar bem ao acordar)
-Retenção de líquidos;
-Tosse;
-Voz afônica;
-Fraqueza geral;
-Irritações causadas por picada de insetos.
Em doses elevadas as preparações podem ser tóxicas.
Suco antioxidante:
20 g de salsinha (um pouco na palma da mão);
1 maçã vermelha;
1 cenoura.
Obs: no lugar da cenoura poderá ser usado beterraba ou pepino.
Preparo: bater, coar e tomar na hora, uma ou duas vezes ao dia.